sábado, agosto 7

Batman Parte 1





"Os criminosos são uma espécie covarde e superticiosa"
DADOS PESSOAIS

ALTER EGO: Bruce Wayne
OCUPAÇÃO: Industriário,Filantropo,Milinário
BASE DE OPERAÇÕES: Gotham City
Primeira Aparição: Detective Comics 27, Maio de 1939 (EUA)

ALTURA:1,85m
PESO:95kg
CABELOS:Negros
OLHOS:Azuis 






HISTÓRICO

Dois momentos terríveis mudaram a vida de Bruce Wayne para sempre. O primeiro aconteceu quando ele tinha 6 anos e vagava pelos vasto terreno de sua mansão, onde acabou caindo em uma profunda caverna, repleta de morcegos. Cercado pelas criaturas, o menino passou por intermináveis moementos de pavor.Embora seu pai o tenha resgatado , o pequeno Bruce jamais sentiu-se completamente seguro em seu mundo novamente.
O segundo veio dois anos depois, em um beco,atrás do cinema onde os Wayne haviam acabado de assistir A MARCA DO ZORRO. Naquele lugar, diante dos inocentes olhos de Bruce, um assaltante (JOE CHILL) disparou à sangue frio contra THOMAS e MARTHA WAYNE, para em seguida desaparecer na escuridão....
A chegada da polícia foi tardia demais e ninguém pôde salvar as vítimas . A psiquiatra e assistente social LESLIE THOMPIKINS veio em seguida, ainda à tempo de consolar Bruce antes que seu jovem coração pudesse ficar eternamente endurecido pela tragédia.
Junto com PHILIP WAYNE, tio e guardião legal de Bruce, bem como de ALFRED PENNYWORTH, o mordomo da família, Thompkins deu o apoio necessário para que ele enfrentasse seus próximos anos. Porém, nenhum deles foi capaz de apagar do rapaz o ardente desejo de vingança de punir todos os criminosos, fato que o levou a fazer um derradeiro juramento diante do túmulo de seus pais. Naquela noite, Bruce jurou que nenhum inocente iria mais sofrer a dor que ele estava sentindo.
De tal forma, forma cresceu seguindo um rigoroso treinamento, com o propósito de atingir a perfeição fisica e mental. Aos 18 anos, ele começou a usar sua fortuna para viajar ao redor do mundo em busca de todos aqueles que pudessem ensiná-lo a combater o crime efetivamente. Anos depois ,Bruce retornou à Gotham City e começou sua guerra contra o crime. Logo ele percebeu que precisava disfarce, algo que pudesse destacá-lo diante dos bandidos, levando pavor à seus corações.
Em uma noite, sentado diantes das sombras no estúdio da Mansão Wayne, Bruce relembrava os terríveis momentos da violenta morte de seus pais. Subitamente, em um assustador raio de escuridão, a janela foi feita em pedaços por um grande morcego negro. Naquele momento, seu destino estava determinado. Assim nascia o cavaleiro das trevas, BATMAN!
Inspirado nessa imagem e pelos morcegos que tanto o aterrorizaram na infância, o jovem Bruce pediu que Alfred projatasse um uniforme para recomeçar sua missão. Rapidamente os criminosos começaram a sussurrar sobre uma criatura conhecida apenas como "Batman". Limitado por seu próprio código de justiça , o morcego decidiu nunca matar um inimigo. Ao invés disso, ele passou a confiar sempre em sua perícia física e superiodade mental para levá-los até as autoridades.
Apesar da luta de Batman ser uma empreitada solitária, ele logo encontrou outros que compartilhavam de sua sede de justiça, como o Tenente James Gordon, um dos poucos tiras honestos da cidade. A amizade dos dois aprofundou-se durante os anos e, hoje em dia, em seu cargo com Comissário de Polícia, Gordon freqüentemente usa o Batsinal para convocar o Homem-Morcego, sempre que seus agentes mostram-se incapazes de dar conta do recado.
No seu terceiro ano de ação Batman passou por mais uma mudança quando adotou DICK GRAYSON, um adolescente acrobata que teve seus pais assassinados. Sob sua tutela Dick se torna ROBIN, o menino-prodigío, pemanecendo ao lado de seu mestre até a idade adulta.
Batman é uma figura singular entre os heróis uniformizados, ele não é um super-heróiNa verdade, o traje do morcego é a identidade real. Sua vida cotidiana como um playboyé, na realidade,o disfarce. Com muita habilidade, ele empenha-se em desviar qualquer suspeita de que BRUCE WAYNE o principal acionista das EMPRESAS WAYNE, uma gigantesca e poderosa multinacional de negócios bem sucedidos, seja, durante a noite, o Homem-Morcego.
A metrópole grita por justiça, mas não o tipo de justiça que vem do dos políciais e sim a que vem do homem que usa uma mascára. Embora considerado pela maioria dos gothamitas como uma lenda urbana, fruto das superstições e mitos das ruas escuras da cidade, Bruce Wayne sabe que Batman é uma dura realidade, criada por suas próprias mãos. Vigiando as ruas do alto dos arranha-céus, de cima dos gárgulas e parapeitos, o cavaleiro das trevas é a última esperança de Gotham contar o mal....



COMO SURGIU BATMAN?
A HISTÓRIA TÉCNICA DO HOMEM-MORCEGO
Depois da retumbante estréia de SUPERMAN, os editores da DC comics Só pensavam naquilo; "encher as burras com outro herói fantasiado".
O encarregado da tarefa foi o jovem BOB KANE em maio de 1939.
Bob Kane inspirado na dupla identidade do ZORRO, criou um personagem revolucionário, poderes alíenigenas foram deletados, Batman é humano até demais, sua psiquê é das mais complexas, testemunhou o assassinato dos pais, sua formação das mais obssessivas, dedicou a vida para a perfeição fisica e mental.
Na sua eterna cruzada contra o crime fica uma certeza; A VINGANÇA É UM PRATO MAIS SABOROSO E PERIGOSO QUANDO SERVIDO FRIO.
Politicamente incorreto? Com certeza! Mas, é isso que faz de Batman um personagem fascinante, heróis bonzinhos dão nos nervos, enquanto os "badgais" chegam aos 60 com corpinho de 20. E olha que já tentaram mudar o cara; Na década de 60 a barriguinha de ADAM WEST quase pôs tudo a perder numa série gênial, mas que criou várias dúvidas sobre o destino "espada" do herói. (leia batmania e bat-telas)
Os roteiristas de "Batman" não tiveram o menor respeito com o passado "dark" do Homem-Morcego, e incentivaram os quadrinhos negativamente. Mas, as coisas mudam, e no inicio dos anos 80, o gênial FRANK MILER escreveu a série "dark night", resgatando o espiríto negro da fera, fazendo o maior "bum" das hitórias em quadrinhos.
Batman estava de volta! Ainda implacável com os inimigos. A batmania renascia com força total.
O cinema, infelismente ainda não entendeu o espiríto da coisa. Parece que que os filmes foram roteirizados pelo CORINGA e dirigidos pelo CHARADA.




PODERES & ARMAS

Atleta incomparável, habilidoso em todas as formas de combate físico, o maior detetive do mundo, mestre em fugas e disfarces. O cinto de utilidades contém uma ampla gama de dispositivos tais como lasers, cápsulas de gás, cordas e batarangues. Batman ainda possui veículos dotados de equipamentos de última geração como o batmóvel, o batplano e a batlancha. Ele ainda pode utilizar equipamentos da empresa Waynetech, que também são de última ponta e possui em sua base, um supercomputador.



FILMES E TV

Na primeira versão cinematográfica, um seriado de aventura porco e pobre de 1943, o morcego foi vivido por Lewis Wilson, um ator sem porte de herói.
A segunda versão de 1949 difere pouco da primeira, os heróis parecem um tanto desengonçados,o que era típico dos seriados de cinema. Aqui, Batman é o ator Robert Lowery.
Em 1966 surge o Batman de Adam West, com sua barriguinha e malha berrante, o uniforme em malhas colantes, com shorts destacado, tinha um jogo de cores bem pop. O famoso telefone vermelho, os movimentos da câmera tresloucados, as onomatopéias (tipo:sock!pow!) desenhadas na tela definiram o humor televisivo da época. West ainda reencarnaria Batman no telefilme Legends of Super-Heroes.
O Batman de Michael Keaton (Batman, 1989 e Batman O Retorno, 1992), para compensar seu físico frágil, usava um uniforme semelhante a uma armadura, desenhou em detalhes os músculos torácicos e abdominais; a capa ,resistente a tiros, chegou quase ao chão, e as orelhas eram bastante pontiagudas.
1995, Val Kilmer é o Batman agora (Batman Eternamente) e o figurino para o terceiro filme salienta mais o músculos dos braços e das pernas e define os mamilos(!), tira a cor do cinto e as orelhas mais altas. Kilmer era tido como o salvador da pátria, o cara que ia se tornar a imagem do Batman, "depois do Michael Keaton, aceitamos tudo", era o que diziam. Mas, apesar de uma aceitável interpretação, o loiro convenceu menos que o seu antecessor e deu o fora por vontade própria.
Em 1997, sai Batman e Robin, um filme ridículo com George Clooney no papel principal, o galã até poderia ter se saído bem, afinal o cara tinha um trejeito do Bruce das hqs...mas, o filme foi para um lado infantil, e só o cavaleiro apareceu e não as trevas.
Bruce Thomas interpretou o cavaleiro das trevas em comerciais de air-bags da empresa OnStar. A performace lhe rendeu a participação no piloto de Byrds of Prey (Mulher-Gato).
Em 2003, um curtametragem não autorizado de 8 minutos, chamado Batman Dead End é exibido no Comic-Con de San Diego, ele traz o Cavaleiro das Trevas na versão cinematográfica mais próxima do personagem dos quadrinhos. Batman interpretado por Clark Bartram é violento, sombrio e muito forte, mostrando que o morcego não precisa de uma roupa de borracha que mal deixa balançar a cabeça. O visual é o mesmo que o desenhista Alex Ross usa para desenhar o Morcego. O filme é dirigido por Sandy Collora.
Em 2005 a Warner lança Batman Begins, um novo início para o morcego no cinema. Interpretado por Christian Bale, o herói agora usa uma roupa toda preta, e o simbolo não possui a eclipse amarela. Em 2008, Bale retorna ao papel no megasucesso The Dark Knight (O Cavaleiro das Trevas).
Os desenhos da década de 60/70 da Filmation possuiam uma animação bem précaria, como de costume da época e traziam um espiríto bem próximo ao da série de 66.
Superamigos trazia uma versão infantil da Liga da Justiça, mas fez muito sucesso, até mesmo porque os quadrinhos da época ainda eram bem infantis, a não ser por alguns como Batman, que já tentava se livrar do estigma da série de 66 com a dupla O'Neil/Adams. Porém na versão do desenho, Batman lembra o herói mais bondoso e solidário da década de 60 ao lado de seu parceiro Robin, que nas hqs já tinha desfeito a parceria.
SÓ Em 1992 surge Batman The Animated Series que foi o desenho mais importante da década de 90 ao lado de Os Simpsons. Mostrou que é possivel levar um herói das hqs para as telinhas com qualidade e foi o embrião para várias séries de sucesso que o seguiram. Até hoje é uma obra de arte.
O terceiro ano chamado de Batman Volume 2 é arrasador também, o estilo de animação parece mais "maduro" e o visual dos personagens ganham algumas alterações. As histórias, antes baseadas na maioria em hqs da década de 70, passam a se basear em fases mais atuais, como a década de 90.
1999 traz uma continuação chamada Batman do Futuro, aqui Bruce é um coadjuvante de luxo para o jovem Tery Mcginnis que se torna um novo e totalmente diferente Batman. Um conceito bizarro, mas que deu muito certo.
2002 sai uma conseqüência das séries de Batman e Superman, o ótimo desenho da Liga da Justiça, que elevou o grupo de heróis a um novo patamar que sempre mereceu. Batman segue a linha de seu desenho solo, mas sofreu novamente pequenas modificações no visual.
2004 traz um novo desenho intitulado The Batman, simples e direto! A idéia parece ser mostrar o Batman no inicio de carreira, também para pegar um pouco a onda do filme Batman 5. Bom, visualmente Batman parece usar o uniforme preto-azulado-cinza com a eclipse amarela envolta do morcego, o visual do Batman está bem parecido com os dos quadrinhos, sombrio, sem aquele queixo quadrado (a unica coisa ruim da antiga série), Batman parece bem mais realista, seu corpo esta mais definido. Mas preferia que ele usasse uma roupa toda preta. Infelizmente essa série não chega aos pés da antecessora.
No longa Liga da Justiça: A Nova Fronteira de 2008, Batman ressurge com um visual baseado no original do criador Bob Kane.
Cavaleiro de Gotham é um dvd especial com seis histórias interligadas que são a passagem histórica entre os filmes Batman Begins e Cavaleiro das Trevas, esse longa é em estilo anime e cada história traz a versão do herói por um grande autor, sendo que em cada história Batman tem um visual diferente. A da imagem ao lado é só uma delas.
The Brave and de Bold de 2009 é uma série animada no minimo mais polêmica que The Batman. Nela vemos Batman sempre ao lado de outros heróis da DC Comics enfretando vilões que não fazem parte da sua galeria, assim como em ambientes diversos. Esqueça Alfred, Gotham, etc.
A maior polêmica, no entanto, fica no traço. Nada do teor sombrio original ressucitado nos anos 70, e sim um teor voltado para o cômico no traço de Dick Sprang nos anos 50 e que ,de alguma forma, lembra a colorida década de 60. Porém, Batman não é um palhaço, só não vive num mundo sério e sombrio. A idéia é voltar os heróis DC para um público mais novo e renovado. É uma campanha publicitária, no mínimo ousada, porém que gera as mais variadas emoções nos fãs cautelosos com as baboseiras do passado do Cavaleiro...digo, Cruzado Embuçado.
Em 2009, O Cavaleiro das Trevas retorna em sua melhor forma para ajudar o amigo de Metrópolis no longa Superman/Batman: Inimigos Públicos e em 2010 na continuação Apocalypse.
Logo em 2010, no longa Liga da Justiça: Crise em Duas Terras, onde a equipe tem que enfrentar suas contrapartes malignas do Sindicato do Crime. Batman está presente na formação, aqui com um visual muito parecido com os dos filmes. Aliás, já era hora do morcego aparecer todo de preto em desenhos animados. Pra mim, é o melhor visual...Se bem que fica mais parecido com o Jou Ventania..E mais o bicho pega entre os cricriticos...Mas, isso é outra história.
O personagem aparece no longa animado Batman: Under The Red Hood, com a aparência dos gibis.
Batman é um dos mentores da equipe formada por Robin e cia. na série Justiça Jovem em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário